Parábolas e reflexões.


ENVELHEÇO.

Envelheço quando me fecho para as novas ideias e me torno radical…
Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste no comodismo…
Envelheço quando meu pensamento abandona a casa e retorna sem nada…
Envelheço quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar…
Envelheço quando penso muito em mim mesmo e me esqueço dos outros…
Envelheço quando penso em ousar mas temo o preço da ousadia…
Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta da minha alma…
Envelheço quando tenho chance de amar mas vence o medo de arriscar…
Envelheço quando paro de lutar…

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MUDAR O MUNDO.

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda
o mundo se não consegue mudar a si mesmo …
Cuide da Saúde do Planeta Não desperdice água,
não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os
animais ou desnate as árvores. Por mais que
você não queira, se nascemos no mesmo planeta,
compartilhamos com ele os mesmos efeitos
e consequências de sua exploração …
Seja responsável: não culpe os outros pelos seus
problemas, não seja oportunista, não seja vingativo.
Quem tem um pouquinho de bom senso percebe
que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres …
Acredite em um mundo melhor. Coragem,
Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são
virtudes gratuitas que dependem de seu esforço
e comprometimento com sua Honra e Carácter.
Não espere recompensas por estas virtudes,
tenha-as por consciência de seu papel neste processo …
Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe.
Não tenha medo de errar, com humildade
se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você
mesmo e trabalhando valorizarás o suor
de teu esforço para alcançar seus objectivos …
Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição
realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida…
Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela
Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico,
e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor …

BANANAS

Numa experiência científica um grupo de cientistas,
colocou cinco macacos numa jaula.
No meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas.
Quando um macaco subia na escada para pegar as
bananas, os cientistas jogavam um jacto de água fria nos
que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando
um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam
e batiam muito nele. Com mais algum tempo, nenhum
macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos
por um novo. A primeira coisa que ele fez foi
subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o
surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante
do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído
e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado
com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado
e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último
dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com
o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado
um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse
pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles
porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com
certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram
assim por aqui”. Albert Einstein dizia: “É mais fácil desintegrar
um átomo que um preconceito”.

TER FORÇA.

Não havia nada que eu pudesse fazer, mas fiz;
Alcançar tal coisa era impossível, eu a busquei.
Não havia mais esperança, eu a mantive…
Não restava tempo para mais nada,
mas eu lutei até a ultima hora;
Não queriam, mas eu insisti.
A ultima palavra havia sido dada, mas eu ainda falei…
Enfim, estou passando pela vida e tudo vai acontecendo,
Portas se fechando, e eu as abrindo…
E a felicidade esta em mim.
Pois, se nada tenho, por tudo lutei;
E, sem me arrepender de nada…
No futuro poderei dizer: Tentei!..
E, mesmo que a fortuna venha a mim,
Por tudo que Deus me deu,
direi a todos: ” V E N C I !…”

VALE A PENA.

A tentativa e não o receio;
Vale a pena
confiar e nunca ter medo;
Vale a pena
encarar e não fugir da realidade…
Ainda que haja fracasso,
vale a pena lutar.
Vale a pena discordar
do melhor amigo
e não apoiá-lo em
suas atitudes erradas;
Vale a pena corrigi-lo;
Vale a pena encarar-se
no espelho e ver se esta
certo ou errado;
Vale a pena procurar
ser o melhor e aí…
Vale a pena ser o que for…
Enfim…
Vale a pena viver a vida,
já que a vida não é tudo
que ela pode nos dar,
Mas sim tudo o que
podemos dar por ela.

SER SÁBIO.

Sábio é aquele que permite descobrir;
que reconhece a importância de aprender o novo,
que abre seu coração para sentir e ouvir…
Sábio é aquele que permanece em silêncio,
observando os passos da mente, as fragrâncias,
os lugares escondidos dentro do seu ser…
Sábio é aquele que ouve antes de falar,
que sorri antes de chorar,
que permanece quieto para sentir
o frescor da noite em seu interior.
Sábio é aquele que diz sim para a vida,
que desperta o amor em si e em seu semelhante,
na intenção de criar um mundo melhor a todos nós.
Sábio é aquele que ama seu irmão que vê,
Como ama a Deus que não vê.
Sábio é aquele que vive e sabe viver!

NÃO DIGAS.

Não digas: “PAI NOSSO” ,
se não te comportas cada dia como um filho,
nem tratas os demais como irmãos.
Não digas: “QUE ESTÁS NOS CÉUS” ,
se somente pensas e amas as coisas da terra.
Não digas: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” ,
se estás preocupado em santificar o nome de outros deuses
que tomam parte de sua vida.
Não digas: “VENHA O TEU REINO” ,
se não acreditas nem estás preparando-te para este acontecimento.
Não digas: “SEJA FEITA A TUA VONTADE” ,
se não aceitas quando é dolorosa.
Não digas: “ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” ,
se não acreditas na vida eterna.
Não digas: “O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE” ,
se não te preocupas com tantos pobres que hoje estão com fome.
Não digas: “E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS,
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES” ,
se ainda guarda rancor e ódio do teu irmão.
Não digas: “E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO” ,
se tua intenção constante é pecar.
Não digas: “MAIS LIVRAI-NOS DO MAL” ,
se não cooperas com Deus frente as tentações do inimigo.
Não digas: “AMÉM !” ,
se não acreditas no Pai Nosso.

POEMA DE DEUS.

Fazia eu ao Senhor
a minha oração
Deus, por seu anjo pediu-me
um poema sobre as Belezas
de toda a Criação

Quando escrevi falando do Sol,
Senti Suas mãos me aquecendo
Ao falar da lua
senti Sua ternura me envolvendo

Falando eu dos animais
sentia-O me embalar como a uma criança
Falando das árvores e das flores,
senti Seu sopro de esperança

Falando das águas,
senti Seu mergulho em mim
com Seu mistério a me proteger
Falando do céu
senti Seu azul a me acolher

Falando do fogo
senti Sua chama purificando-me o ser
Falando do ar
senti Seu sopro divino a renovar meu viver

Terminado o breve poema
Apresentei-Lhe tudo quanto escrevi
Ouvi-o então dizendo:
“Prossegue, tu não falaste de ti”
(Autora: Pando)

VALOR.

Um homem caminhava pela praia numa noite
de lua cheia e pensava:
“Se tivesse um carro novo, seria feliz…
“Se tivesse uma casa grande, seria feliz…
“Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz……
“Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz…
Nesse momento, tropeçou em uma pequena sacola
cheia de pedras e começou jogá-las uma a uma no mar.
E a cada vez dizia: “Seria feliz se tivesse…“
Assim fez até que restou apenas uma pedrinha,
que decidiu guardar.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se
de um diamante muito valioso.
Quantos diamantes teria jogado ao mar sem parar para pensar?
Muitas vezes nós também jogamos fora nossos preciosos tesouros,
esperando o que acreditamos ser perfeito.
“Se você ainda não pode ter o que sonha,
Dê valor e ame o que você tem!”

O TEMPO.

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. (Quintana)
tempo corre
Postado por Michele às 21:18
Marcadores: Coisas da vida.

O CAMINHO.

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto.
Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas…
No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta.
Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda,
abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praquejando, até com um pouco de razão…
Mas não faziam nada para mudar a trilha.
Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro.
Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade.
Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro… centenas de anos antes…
Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram.
Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único… Sem se atrever a mudá-lo.
Muitas vezes nos chamam de ousados , chatos , cri-cri , metidos , etc. pois temos ousado por caminhos novos, pois quando nos falam que devemos seguir aquele caminho pois todos estão indo por ali e não sentimos paz no coração , buscamos a resposta do alto , os conselhos de Deus e através dEle , por Ele e com Ele à nossa frente seguimos novos desafios. Sempre digo que não devemos ser cordeiros de homens… mas cordeiros de Deus…
A propósito, qual é o seu caminho?
Você serve a quem?
EVR , ex director geral de indústrias e comércio , que conhece o desgaste e as pressões do meio empresarial .
“Que a minha vida o meu trabalho sejam para a honra e glória de DEUS , que demonstrou seu amor por nós por meio de Jesus Cristo ; a Ele seja o louvor , a honra , a glória , a soberania e o poder hoje e para todo sempre” .

FOLHAS SECAS.

Ah! se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos do planeta.
A dor visita a cada uma das pessoas com tarefas que as vezes, a primeira vista, parecem injustas demais, mas que acabam sendo necessárias para o amadurecimento do ser humano.
Problemas são como as folhas de uma árvore imensa que sempre vão cair, de uma maneira ou outra, num ciclo sem fim, o que muda é a forma como recolhemos essas folhas, ou como tratamos os problemas, pois muitas vezes deixamos as folhas acumularem-se pelo chão, sem dar importância devida para o monte que vai se formando, e quando vemos, as folhas já tomaram conta do chão, dos cantos, frestas e até dos quintais vizinhos.
Junte as folhas diariamente, cate seus problemas e resolva-os, removendo o que não serve mais, separando o que é importante e o que não é.
Folhas muito secas podem ser queimadas rapidamente, assim como os problemas pequenos, que muitas vezes damos importância demais, aumentando-os sem ao menos pensar em uma solução, paralisados pelo medo.
Não espere o Outono chegar e derrubar todas as folhas de uma vez, mantenha seu jardim da vida sempre limpo, cultive flores (optimismo), regue com bom humor, espalhe as sementes (caridade) por todos os jardins, e receba da própria natureza os lucros de sua dedicação: cheiro de terra molhada, cores e perfumes das flores, frutos que alimentam e paz que preenche o espírito.
Problemas são folhas de árvores, você é o jardineiro e Deus o semeador da vida, e a vida pede cuidados diários.
FIQUE COM ELE.
QUE ELE SEMPRE CUIDARÁ DE VOCÊ.

UMA LINDA CANÇÂO.

Os anjos cantam nos céus,
Numa doce harmonia,
Vozes de júbilo e alegria,
Santo, Santo , Santo,
Santo
é o nosso Deus,
Em coros celestiais,
Louvam O Cordeiro de Deus,
Os anjos cantam nos céus,
Lindos acordes musicais.
Por: António Jesus Batalha.

Sobre Antonio Jesus Batalha

Um Peregrino..
Esta entrada foi publicada em Parabolas e reflexões. com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Obrigado e volte sempre.

